Reciclar e Educar – autogestão e mobilização social pela valorização dos catadores

O CEASB assessora o projeto da Cooperativa de Catadores da Vila Emater (COOPVILA) patrocinado pela PETROBRAS.

O projeto COOPVILA – Reciclar e Educar, promove a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis de Maceió, a autogestão e participação na implementação da política integrada de resíduos sólidos em Maceió/AL.

Fortalecer a cooperativa é o caminho, preparando o empreendimento para se habilitar como parceiro do município na coleta seletiva e educação ambiental, fundamental para a sustentabilidade da cooperativa e melhoria da renda dos catadores, resultando no aumento significativo da recuperação dos materiais reaproveitáveis que iriam para o aterro sanitário, reduzindo seu tempo de vida útil.

O projeto foi concebido pela COOPVILA com foco na geração de renda baseada na coleta seletiva solidária, triagem e comercialização de recicláveis, tendo como suporte a educação ambiental, comunicação e ação cultural dirigida a diversos públicos, num processo de formação de multiplicadores e de mobilização social.

O projeto “Coopvila – Reciclar e Educar”, contribui para o fortalecimento da gestão coletiva, mobilização da sociedade, a organização do trabalho, expansão da coleta seletiva e da comercialização da Coopvila; incentiva o intercâmbio de experiências e articulação com organizações e redes de cooperativas de catadores.

Participe! Seu condomínio, empresa ou instituição quer participar da coleta seletiva solidária? Saiba mais sobre o trabalho da COOPVILA – LIGUE (82) 3241-4739 ou acesse: coopvila.com

ATIVIDADES

  • Capacitação dos cooperados.
  • Avaliação/expansão da área piloto da coleta seletiva.
  • Educação ambiental, comunicação e mobilização social, especialmente em condomínios, envolvendo ações porta a porta, oficinas com moradores, formação de educadores e ações educativas nas escolas, empresas e instituições;
  • Sensibilização através da peça de teatro “Histórias Recicladas”;
  • Monitoramento e avaliação sistemática.
  • Construção em conjunto com cooperativas de catadores, Prefeitura de Maceió, e Câmara de Vereadores de propostas para um Plano Municipal de Coleta Seletiva que contemple a inserção dos catadores na Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, contribuindo com o processo de regulamentação da política púbica de resíduos sólidos em Maceió e no Brasil.

TRAJETÓRIA

A COOPVILA – Cooperativa dos Catadores da Vila Emater, fundada em dezembro de 2008, congrega 35 catadoras e catadores que trabalharam no antigo Lixão de Maceió, a maioria durante mais de uma década, desde sua infância. Eles desejam conquistar trabalho decente e acesso a direitos humanos fundamentais como moradia digna, acesso à educação, saúde e cultura.

Em dois anos de atividades, a COOPVILA conquistou apoio de diversos parceiros – condomínios, hotéis, instituições públicas e empresas para a Coleta Seletiva Solidária, evidenciando o potencial econômico da atividade e contribuição fundamental dos catadores na melhoria da qualidade ambiental de Maceió.

A COOPVILA faz parte do Movimento Nacional dos Catadores – MNCR e da coordenação nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Representa os catadores do Estado no Conselho Estadual de Economia Solidária.

Busca garantir o espaço que os catadores têm por direito no Sistema de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, assegurado por lei (Lei Nacional 12.305/2010 regulamentada pelo decreto 7.404/10 e Lei 8.666 Art. 24). Em conjunto com as cooperativas de catadores existentes na cidade de Maceió e no Estado, reivindicam a contratação das cooperativas pelo serviço de coleta seletiva, que deve ser implantado pelo município.

Os cooperados acreditam no poder demonstrativo da sua experiência, no sentido de estimular outros catadores a se organizarem em cooperativas, a trabalhar e produzir juntos, de forma solidária, a acreditar na capacidade de dialogar, persistir e, sobretudo, de construir coletivamente um novo caminho que passa da superação da condição de extrema pobreza para a de protagonistas de sua emancipação social e econômica, extraindo da sua atividade, dignidade e exercício pleno da cidadania.

OUTROS PARCEIROS

  • FUNASA
  • Fundação Banco do Brasil
  • Instituto Zumbi dos Palmares
  • Projeto BRASKEM – SEBRAE/AL Plástico Reciclado
  • ONG Doe seu lixo / Instituto Coca Cola
  • Associação dos Moradores da Vila Emater II (ASMOVE)
  • CIA de Teatro Muganga

 

(82) 3355-5196 | ceasb.al@ceasb.org.br | Avenida Gen. Luiz de França Albuquerque Rod. AL 101 Norte, 9.005, CEP 57039-230, Riacho Doce, Maceió, Alagoas.
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO BARTOLOMEU © 2015 CEASB.org.br - Todos os direitos reservados
CNPJ: 01.123.585/0001-08